Não precisa ir muito longe de Porto Alegre pra curtir a natureza. A 112 km da capital, São Francisco de Paula (mais conhecida como São Chico) tem vários parques, cachoeiras e trilhas com valor acessível. É um dos melhores roteiros de bate e volta da serra gaúcha. Vem com a gente e conheça o Parque das 8 Cachoeiras, mais um destino de aventura no Mochilão de Ideias!
Visite o Lago São Bernardo
Estávamos na cidade por volta das 8h30 pra conhecer o Lago São Bernardo. Ele realmente é muito bonito, grandão e com vários patinhos. Não precisa pagar nada pra visitar mesmo. E ah, o São Bernardo funciona como referência de localização na cidade.
Como planejamos fazer trilha o dia todo, chegamos cedo pra conhecer o ponto. Porém, se você tiver tempo de sobra ou disposição depois de caminhar horas, dá uma conferida na hora do por do sol.
Vá no Parque das 8 cachoeiras em São Chico
Uma estrada de chão batido leva até a atração, totalmente distante da cidade. O parque tem tudo isso mesmo de cachoeiras e precisa de mais de um dia pra ser totalmente visitado. Tanto é que lá tem cabanas pra alugar, mas o nosso foco era economizar e por isso passamos só um dia.
Em um domingo inteiro, fizemos 5 trilhas do parque. Duas estavam interditadas em função das chuvas (Ravina e Pilões). Das trilhas possíveis a única que faltou foi a Cachoeira das Gêmeas Gigantes, mas ela é muito extensa pra fazer junto com as outras. Existe um horário máximo para iniciar essa trilha para que não se corra o risco de estar na mata quando escurecer.
O bom é que no Parque das 8 Cachoeiras tem trilhas de diferentes dificuldades, da mais fácil até às mais difíceis e há placas indicando isso, além do percurso. Todas têm sua beleza particular e valem ser visitadas. Vamos falar um pouquinho a experiência com algumas pra você se decidir.
Escondida
Foi a primeira que fizemos porque partimos do ponto central do parque, passamos pelo caminho de entrada para a Remanso (conhecemos na volta) e seguimos alguns minutos pra frente. A trilha é leve e bem tranquila. Não perca muito tempo nela, pois os outros caminhos são mais difíceis e demorados.
Ah, se o objetivo é tomar um banho de cachoeira, deixe pra fazer isso nas outras. Como essas são as mais próximas da entrada do parque, percebemos que costumam receber mais visitantes.
Remanso
Foi a mais rápida de conhecer. Fizemos na volta para o ponto principal do parque. Planejamos gastar menos tempo nela mesmo. Dica? Na volta para a entrada das trilhas aproveite para ir ao banheiro se for fazer outras mais difíceis.
Quatrilho
Foi a terceira e mais difícil que fizemos. Não estimamos o tempo que levaríamos, por isso demos uma atenção especial pra ela.
Quando se avista a Cachoeira do Quatrilho tem que descer vários degraus de costas e uma escada bamba. Pra chegar no ponto de banho também precisa atravessar a correnteza (no dia estava um pouco forte). Quer uma dica? Arrisque e conheça! Vimos gente apreciando só de cima do morro, mas aí não tem graça!
Quer ter uma noção? A Quatrilho só perde em dificuldade para as Gêmeas Gigantes. E compensa o esforço? Essa é a que garante o melhor banho porque forma um poço e não tem muitas pedras pequenas no entorno como as outras têm.
Não é pra assustar e fazer o pessoal desistir, mas foi nessa que encontramos uma cobra pequena entre as pedras. Na volta do caminho, uma grande! Na verdade, isso é incrível porque realmente é uma natureza fechada mesmo (olha o sapinho ali na foto).
Neblina
Relativamente fácil. Dá pra fazer rapidinho e curtir a vista super inspiradora. Não tem segredo, tem que ter fôlego! Foi a quarta no nosso roteiro. Já estávamos cansados porque estava um sol forte e sem nuvens no dia, mas deu pra aguentar firme!
A entrada para a Neblina e para a Ronda não é a mesma que a das outras cachoeiras. É preciso subir pro estacionamento. Fique ligado!
Ronda
Foi a quinta e última das trilhas. Tem muitas pedras no caminho. Você precisa toda hora escalar alguma ou descer da outra. Se soubéssemos disso, acredito que faríamos primeiro pra não cansar, mas no final valeu a vibe e saímos do passeio de alma lavada. Já era por volta das 17h quando finalizamos as trilhas disponíveis pra fazer e seguimos em direção a Porto Alegre gastando menos do que prevíamos e nos divertindo muito!
Quer mais dicas?
- Leve trocado para entrar no parque. R$ 15 por pessoa. O estacionamento é grátis.
- Não perca tempo voltando para o bar na entrada do parque. Leve suas comidas, faça os lanches entre uma trilha e outra. Só lembre de não deixar lixo na natureza. Não vimos muitas lixeiras, então carregue no seu retorno.
- Respeite os animais. Se ver cobras, sapos e outros não perturbe-os.
- Se quiser estender o roteiro, vá pra Gramado, mas tente reservar a diária em São Chico mesmo. É mais barato e também você valoriza o turismo da cidade.
- Há outros parques na cidade cheios de natureza. Planeje as próximas trips se curtir!
Ainda vamos voltar pra conhecer as outras cachoeiras de São Francisco de Paula e fazer a trilhas das Gêmeas do Parque das 8 Cachoeiras. E você? Gostou do bate e volta?