Já contamos como foi nosso bate e volta pra as cachoeiras de São Francisco de Paula (clique aqui se você ainda não viu) e como curtimos o Parque das 8 Cachoeiras ao máximo. Pra você aproveitar essa atração pertinho de Porto Alegre, compartilhamos algumas dicas:
Planeje o seu roteiro antes
São 8 cachoeiras no parque e com certeza você não conseguirá fazer todas as trilhas em um único dia. As Gêmeas Gigantes têm horário máximo pra começar a trilha. Se você optar por ela, provavelmente, não vai ter tempo para fazer as outras.
Leve tênis e chinelos
Pode parecer frescura, mas vá com um tênis próprio pra trilha. Tem sobe e desce, lama e água pelo caminho. Na hora de entrar na cachoeira, nada melhor do que reservar um bom par de chinelos. O tênis você pode até molhar um pouco no caminho, mas o ideal é que você não deixe-o encharcado para as próximas trilhas.
Pra completar, leve uma toalha pequena pra secar os pés entre uma cachoeira e outra. Coisa simples mesmo. Já fizemos isso em outras viagens e ajuda.
Reserve muita água
Pra economizar, leve a água de casa. Uma sugestão é aproveitar se você tem uma mochila de hidratação e abastecer desde casa. Levamos a nossa, então algumas fotos você pode perceber uma mochila rosa com um cano! Só cuidado para não tomar água demais e ficar apertado na trilha!
Ah, sabe o que é mais legal? A água das nascentes é água potável!
Siga as marcas amarelas
Ao longo das trilhas do parque tem marcas amarelas pintadas em algumas árvores e pedras pra você saber se está indo pelo caminho certo. Siga sempre essa indicação, afinal as trilhas são pra você realizar sem guia.
Atenção na trilha
É uma trilha de mata mais fechada. Encontramos vários animais pelo caminho, inclusive cobras e sapos. Tenha atenção na hora de caminhar, principalmente nas bordas das trilhas, onde há vegetação e você pode acabar pisando em animais.
Curtiu as dicas para as cachoeiras de São Francisco de Paula. Partiu bate e volta?