Já estávamos sentindo falta daquele lance de pegar a estrada e conhecer novos lugares. Surgiu a oportunidade, só faltava escolher onde. Quase de última hora (digo isso porque tivemos que reservar o restaurante), fomos pra Pinto Bandeira em família. Foi mais um daqueles bate e volta, mas com muita gastronomia e vinho.
Pinto Bandeira é uma cidade pertinho de Bento Gonçalves. Na verdade, é difícil saber onde termina uma e começa a outra. Até 31 de dezembro de 2012 foi um distrito do município da “irmã”.
O que fazer por lá?
Pinto Bandeira também abriga várias vinícolas. Chegamos por volta das 11h e aproveitamos pra conhecer a Don Giovani, que fica ao lado do restaurante Champenoise Bistrô (vamos contar mais detalhes aqui nesse mesmo post, é só rolar pra baixo). No lugar da vinícola era produzido o conhaque Dreher, agora o foco é na produção de espumantes e alguns vinhos.
Já visitamos outras bodegas (veja aqui) e sempre agrada a ideia de reverter o valor da visita em produtos. Na Don Giovani, pagamos R$ 25 a visitação com direito a provar alguns tipos de vinhos e espumantes. No final, levamos pra casa o que mais gostamos. Uma bela lembrança!
Os diferenciais? A Don Giovani tem uma plantação de alcachofra na frente, pousada aos fundos e o atendimento é super agradável e mais íntimo. Não rola aquele lance de um grupo grande de turistas atentos ao guia, afinal não precisamos agendar. Achamos bem interessante a proposta!
Onde comer?
Visitamos em 40 minutos a vinícola e partimos pra segunda experiência, provar os pratos do Champenoise Bistrô. O restaurante funciona por tempos, ou seja, você escolhe as entradas, o prato principal e a sobremesa. O valor da conta vai depender da quantidade de entradas que você escolher.
Nós apostamos em salada verde com lima, alho poró com aipim e coelho e uma linguiça pra fechar as entradas. Cada um optou por um principal diferente do dia: costela assada e carne de porco com farofa. Pra fechar, picolé de morango com calda de frutas vermelhas.
O Champenoise tem como conceito o slow food, ou seja, saborear a comida com calma. Além disso, eles focam nos alimentos originados dos produtores locais. Tudo tem gosto de comida mesmo. Não é aquele lance industrializado. E ah, se engana quem acha que de pouquinho em pouquinho não dá pra encher a pança, literalmente. O preço é salgado, mas a experiência super diferente e agradável. Alguma dúvida de que gostamos?
Custou R$ 90 por pessoa, com água à vontade e também sem cobrar 10%.
Anote:
Champenoise Bistrô
Endereço: Linha Amadeu, s/n – Zona Rural, Pinto Bandeira – RS, 32600-000
Telefone: (54) 99660-3382 (ligamos no sábado, final do dia para reservar)
Don Giovanni
Endereço: Linha Amadeu, KM 12, Bento Goncalves (Rio Grande do Sul) – RS, 95700-000
Telefone: (54) 99691-7392
Na cidade ainda há outras vinícolas, mirantes, cascatas e, claro, muitas parreiras pra tirar as fotos. Gostou das dicas? Então, bora acompanhar a gente nos próximos posts!