Una noche com las estrellas é o passeio mais surpreendente de SPA

Se você, assim como nós, também ama o espaço, adora um filme de ficção científica e fica ligado nas notícias da Nasa, Spacex, etc, não pode perder o passeio mais surpreendente em San Pedro de Atacama: Una Noche com las estrellas. Não é o melhor de todos porque há alguns pontos que precisam ser melhorados pela administração, mas você já teve uma aula de astronomia a olho nu? É fascinante!

San Pedro de Atacama é considerado um dos céus mais limpos do mundo devido à altitude e também pelo clima seco. É lá que se encontra o ALMA (Atacama Large Millimeter Array), um dos maiores centros de observação astronômica do mundo, um projeto orçado em 1 bilhão de euros, construído por diversos países da Europa, Ásia e América do Norte em parceria com o Chile. Fazer um tour guiado por profissionais da astronomia nessa região do planeta é realmente imperdível.

As aulas acontecem em uma propriedade um pouco distante para evitar a interferência de luz da cidade e o trajeto é feito de van partindo do centro de SPA. O tour consiste em três etapas e elas podem ser executadas em ordens diferentes, dependendo do grupo que você ficar. A primeira etapa é uma aula teórica (clase em espanhol) com ajuda de uma apresentação estilo power point. A segunda é uma observação a olho nu (observación), em que o guia localiza constelações, estrelas e galáxias com a ajuda de um laser especial. Já a última é a visualização (visualización) de objetos de céu profundo em telescópios programados por outro guia. A escolha do grupo é em função de quem fala inglês e quem fala espanhol/português.

Quando estivemos em San Pedro de Atacama, o passeio não saiu no final de semana em função das eleições presidenciais. Depois disso, foi cancelado por mau tempo, ou seja, tinham muitas nuvens no céu (o que é extremamente raro na região). Então, juntou uma galera no dia em que fomos. Mas isso não nos incomodou, já que era nossa última diária na cidade e não queríamos perder por nada esse tour.

As aulas são muito bacanas. Achamos a parte de conferir a olho nu ainda mais interessante que a aula nos telescópios. E se você está se perguntando, o que poderia ser melhor, já explicamos: os snacks do passeio não eram de uma qualidade pra lá de boa, não tinha chocolate quente como falado também. Não nos importamos com isso, mas se está no folder do passeio, tem que ser bacana, não é verdade?

Mas o mais importante é que nem sabíamos da possibilidade de fazer uma foto individual que poderia ser tirada e comprada na hora. Eles dão uma foto em grupo, mas nada com ter uma só sua junto com o céu lindo do Atacama. Ainda bem que tínhamos grana na carteira. O ponto negativo é que eles deixam todas as cadeiras atrás. Se a foto é pra pegar as estrelas ao fundo, poderiam ter mais cuidado. Resolvemos com um corte na imagem!

Se você está indo para SPA, não deixe de fazer esse tour. Ele pode ser facilmente combinado com outros por ser à noite. Só não faça os Geisers Del Tatio no dia seguinte, pois é necessário acordar muito cedo e o passeio das estrelas encerrou às 2h da manhã.

Gostou? Fez também? Compartilhe com a gente as suas dicas, experiências 🙂

Mais informações

O que levar? Faz frio, muito frio à noite. Eles dão uma cobertinha, mas nada como ir com casaco, inclusive em pleno verão.
Quando custa? De 20 a 25 mil pesos chilenos, dependendo da agência que você escolher. Sempre rola um desconto comprando outros passeios em conjunto. Na dúvida, não custa tentar. A foto individual custou 4 mil pesos chilenos.
O que mais? Não faça esse passeio no seu último dia. A dica é planejar para o início da sua estadia no Atacama. Se for cancelado, você ainda vai ter tempo para fazer.