Depois de irmos ao Valle de La Luna (clique aqui pra ver todos os detalhes), também visitamos o Valle de Marte, também chamado por alguns como Valle de La Muerte. A paisagem é bem parecida com o Valle de la Luna, porém as rochas têm uma cor avermelhada e existem mais dunas de areia. É o lugar ideal para praticar algumas atividades como o sandboard e uso de drone (atividades proibidas no Valle de la Luna). Bora saber mais sobre Valle de La Muerte, um lugar de trilha praticamente nas dunas e muita aventura?
As agências em geral combinam os dois valles e chegam no Valle de Marte por cima para ver o pôr do sol. Para quem gosta de caminhadas, o legal é ir por conta própria e fazer o caminho de subida até o ponto mais alto. Se você não tem carro 4×4, existe um limite até onde ir com o veículo, pois a areia é fofa e é muito fácil de atolar. A partir desse ponto você vai caminhar, suar e se cansar, mas também ter experiências incríveis. Olha essa paisagem na foto abaixo!
Precisamos passar por um pórtico do passeio para dar entrada no tour. Importante registrar que há banheiros somente nessa parte do passeio. É a partir dele também que o funcionário nos deu orientações de onde deixar o carro e partir para a caminhada.
Chegando no estacionamento, havia um grupo de gringos praticando sandboard em uma duna i-m-e-n-s-a. A nossa ideia era caminhar até o mirante na parte de cima do valle pela estrada, mas devido à dificuldade de comunicação durante uma conversa atrapalhada com o pessoal entendemos que tinha como chegar lá subindo essa duna. Então subimos, quase morremos com a sensação térmica e, quando chegamos no topo, percebemos que não tínhamos como ir a pé seguindo por toda a montanha de areia. Pelo menos tudo rendeu boas fotos, não é verdade?
Depois de descer toda a duna, seguimos pela estrada de areia fofa. Foram aproximadamente uns 2km de subida para se chegar ao mirante. No meio do caminho, fortes ventos com areia. Coisa boa de se olhar #sqn! A ideia é deixar o boné/chapéu firme e cuidar para que seus pertences não voem. Chegando no mirante, a mesma coisa! Cuidado também para não chegar muito perto das beiradas.
O mirante é o principal ponto desse passeio. Esse tour é mais simples que o Valle de la Luna, mas pode ser combinado com outra atividade no dia. Se você tem tempo de sobra em San Pedro de Atacama, coloque no roteiro. Se a permanência é curta, acreditamos que o Valle de La Luna tem mais atrativos. Já para quem gosta de esportes, o Valle de Marte é mais recomendado.
O que levar? Muita água e protetor solar! Se puder, boné e óculos escuros. Só cuide para que eles não saiam voando.
Quanto custa? O valor é de 3.000 mil pesos chilenos por pessoa.
O que saber? O carro tem um ponto limite que pode ir. Se você não tiver 4×4, não arrisque! Além disso, sempre pergunte que horas fecha o parque, pois é uma longa caminhada até o mirante.