Não importa se a sua estadia vai ser longa ou curta no Atacama. Incluir Piedras Rojas na lista de passeios é quase uma obrigação para quem quer ver o melhor que o deserto oferece. Visitando as Lagunas Altiplânicas em conjunto, esse tour é o mais completo em termos de paisagens, fauna, conhecimento sobre a região e também experiências. E vamos contar todos os detalhes pra você entender!
Apesar de termos chegado de carro em San Pedro, optamos por fazer esse passeio completo com agência. Ele dura o dia todo e são vários os deslocamentos entre um ponto e outro. Então, queríamos dar um tempo na direção e curtir um pouco mais. Andamos por volta de 120km e fizemos a primeira parada nas Lagunas Altiplânicas, conhecidas como Miñiques e Miscanti. Com o vulcão Miñiques e o Cerro Miscanti ao fundo que dão nome à cada uma, o cenário é deslumbrante.
Vimos uma raposa (chamado de zorro no Atacama) no caminho de entrada do parque e tivemos um ótimo café da manhã observando vicuñas e flamingos soltos na natureza. Inclusive, levamos uma câmera com melhor resolução para registrar todos esses detalhes. Que lugar maravilhoso!
Vale ressaltar que a estrutura do parque também é fantástica, com banheiros limpos e área bem demarcada pra não interferir na vida animal. As lagunas Altiplânicas são administradas pela comunidade atacamenha de Socaire e fazem parte do Salar de Atacama.
Outro ponto importante é que, como as Lagunas Altiplânicas estão a mais de 4 mil metros de altitude, compramos bala de coca pra nos precaver e fomos tomando muita água pelo caminho. Também cuidamos para não comer muito no café da manhã feito pela agência.
Andando mais uns 25km, fomos conhecer Piedras Rojas, no Salar de Talar. O contraste de cores é fantástico. O local, como você observa nas fotos, não conta com caminho demarcado. É nesse ponto do passeio que aconteceu uma recente polêmica com um profissional de kitesurf. Aparentemente o atleta praticou o esporte sem autorização para uma filmagem do canal Off, o que não seria permitido por se tratar de uma reserva natural e área de descanso e alimentação de flamingos e outras aves. A comunidade local, responsável por administrar Piedras Rojas, fechou o passeio. O que é uma pena para quem não teve a oportunidade de conhecer.
Piedras Rojas é uma verdadeiro cartão postal do Atacama! Nele, não há banheiro, não há lixeiras. O turista deve ser responsável por recolher seu próprio lixo e cuidar por onde transita. Esperamos que logo, logo essa situação seja resolvida. Compartilhamos com vocês algumas fotos recentes, já que nossa viagem aconteceu no final de 2017!
Partindo de lá, conhecemos a antiga igreja de Socaire e almoçamos na própria comunidade. Refeição simples, mas bem servida como em outros restaurantes do Atacama. A passagem foi rápida e fomos para a Laguna Chaxa, também conhecida como Reserva Nacional Los Flamencos, com inúmeros flamingos maravilhosos nos esperando. Antes de descermos, o guia nos recomendou muito para fazer silêncio e não interferir na natureza. Foi realizada praticamente uma aula sobre os diferentes tipos de animais encontrados no local, seus hábitos e alimentação. Super interessante!
Esse é o lugar perfeito para se observar os flamingos. São muitos e é possível vê-los de uma distância bem pequena. Infelizmente, a primeira situação em que nos deparamos foi com brasileiros gritando. O que realmente não entendemos, já que o barulho afasta os animais e era algo totalmente contrário ao que o guia nos comentou. Tirando essa situação chata, ficamos contemplando a natureza, tirando algumas fotos e também morrendo de calor. Aqui, ao contrário da região das Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, onde faz frio, o calor é quase insuportável.
A última parada do tour foi no vilarejo de Toconao. O principal atrativo do povoado é a praça central e sua antiga igreja. O local parece um oásis em meio ao deserto e essa parada é estratégica para que se possa tomar alguma bebida ou até comer algum sorvete de sabores típicos da região.
Realmente, esse passeio é super completo e cheio de paisagens maravilhosas. Recomendamos!
Mais informações
Quanto custa? Fizemos com a agência Lithium, que por sinal tem muitas recomendações positivas no centro de apoio ao turista, por 50 mil pesos chinelos. O custo foi pelo translado e alimentação (almoço e café da manhã) por pessoa. Já nas lagunas, pagamos 3 mil pesos chilenos a entrada. Na Chaxa foi de 2.500 pesos chilenos. E em Piedras rojas não se paga para entrar.
O que vestir? De manhã é bem frio e à tarde é muito quente. Esteja preparado pra ir tirando as camadas de roupas ao longo do dia.