Atravessar o rio (arroio Malakow) dezenas de vezes, caminhar vários minutos ao longo dele e pular alguns troncos de árvores e muitas pedras. Gostou da ideia? Esse é o cenário da trilha até as Gêmeas Gigantes no Parque das 8 Cachoeiras, em São Chico. Mais puxada do que a Trilha do Rio do Boi pra gente, ela tem sua dificuldade ainda maior com o nível da água alto. E foi isso que encontramos na nossa trilha e contamos agora para vocês!
Como funciona o parque
O Parque das 8 Cachoeiras já apareceu aqui no blog (veja aqui os posts). Fizemos vários dos percursos menores para várias cachoeiras em único dia, mas deixamos as Gêmeas Gigantes para uma outra oportunidade. É que é obrigatório começar a trilha antes do meio-dia pois, ela é longa (cerca de 10km) e são necessárias de 5 a 6 horas em média para fazer ida e volta. Por isso, voltamos para São Francisco de Paula para fazer somente ela.
As Gêmeas Gigantes
Fomos em um feriado de setembro. Não encontramos absolutamente ninguém durante sete horas de trilhas. Sim, fizemos o percurso de ida e volta nesse tempo, pois o caminho é absurdamente lindo e ao mesmo tempo bruto demais.
Como tinha chovido muito nos dias anteriores, tinham vários troncos espalhados pelo chão, muito barro e o nível da água estava bem alto. De início, achamos que não seriam muitas travessias pelo rio (são 22) e tiramos as botas nas primeiras (o que nos fez perder mais tempo). Depois de 5 ou 6 travessias, vimos que alguns longos trechos eram literalmente por dentro d’água e desistimos do tira e bota. Por esse motivo, acreditamos que fazer a trilha com tempo muito frio seria complicado.
Ao longo do percurso encontramos dificuldades, mas também paisagens incríveis e muita natureza. Avistamos diferentes cachoeiras menores pelo caminho até encontrar as Gêmeas Gigantes.
O mais engraçado é que chegando no ponto final quase não conseguimos ficar muito tempo por dois motivos: tem muito vento próximo às Gêmeas Gigantes (nem a câmera conseguiu ficar sem pingo) e também pelo fato de ter que voltar a tempo, antes do fechamento do parque. É claro que fomos os últimos a sair, mas com a sensação de dever cumprido!
Na nossa visão, essa trilha foi muito mais intensa do que a do Rio do Boi, por exemplo, pelo fato de termos realizado depois das chuvas e também por causa dos muitos obstáculos, aclives e declives. A graduação de dificuldade das cachoeiras do parque vão de 1 a 5 e essa é considerada grau 5. Além disso, muitas vezes o nível do rio cobriu as marcações em amarelo nas pedras (marcações que indicam o caminho a ser seguido). É claro que isso deixou a aventura ainda maior!