Chega aquela hora de contar os dias pras férias, não é verdade? No nosso caso, o destino mais uma vez praia, só que para San Andrés, na Colômbia. Pra quem ainda tem dúvidas de como montar uma mala pro Caribe perfeita, vamos listar alguns itens que não podem faltar depois de termos visitado Cancún e Punta Cana:
Itens do vestuário
- Biquínis: se você vai fazer passeios de meio turno, programe-se para levar dois conjuntos para cada 1 dia, assim dá para evitar de usar as peças molhadas. Se o roteiro é de aventura, uma dica é apostar em biquínis tipo cropped.
- Shorts/Saias/Vestidos: são as melhores opções para não passar calor. Alguns ambientes pedem um dress code mais formal, como jantas especiais nos resorts. Fique de olho!
- Jaqueta/Casaquinho: coloque na mala pelo menos um deles. Quando começa a anoitecer é normal ficar um pouco mais frio.
- Sapatos/Chinelos: não sei você, mas quando pensamos em praia, só colocamos na mala Havaianas e rasteirinhas. No máximo um tênis acompanha durante o voo.
Itens de higiene
- Repelente: alguns destinos do Caribe têm muito mosquito mesmo. Procure passar naqueles em que são realizadas trilhas, como o caminho do Hoyo Azul, em Punta Cana.
- Protetor solar: há restrições em alguns lugares. O ideal é ter um protetor biodegradável. Em alguns passeios, eles vão solicitar para que você deixe na recepção e retire ao final, como no Xcaret e Xplor (parques de Cancún). E ah, não se preocupe que eles dão uma amostra do biodegradável. Essa amostra tem quantidade suficiente para todo o passeio.
- Toalhas: sempre levamos toalhas por uma questão pessoal. Mesmo que as do hotel sejam ótimas, daqui a pouco você pode aproveitar para usar em algum passeio também.
Tecnologia
- Câmera: tente levar sua câmera aquática direto do seu ponto de partida. Se for comprar GoPro no aeroporto do Panamá, a dica é já ler bastante sobre como se usa. Não perca o tempo da sua viagem tentando entender como porque há muitas funções e para diferentes momentos.
- Pastilhas para desembaçar GoPro: sim, elas custam caro, mas vão fazer maior diferença na hora do snorkel ou mergulho. Pra tentar usar mais de uma vez, já ouvimos falar do truque do micro-ondas (ainda não arriscamos).
- Cartão de memória: leve um reserva porque você vai ter muitas fotos pra tirar e é sempre bom poder contar com uma outra opção.
- Adaptador de tomada: em Punta Cana não precisamos, mas no México fez a maior falta. Sabe como carregamos os smartphones? Ligamos na televisão e deixamos em uma tela azul à noite. Morremos de medo de não carregar os aparelhos, não acordar, ficar sem bateria para máquina. Esse é um item que não pode faltar na hora de montar a mala pro Caribe!
Itens a mais na sua mala pro Caribe (e podem fazer a diferença!)
- Óculos para snorkel: você não vai precisar ficar alugando, ajustando e limpando. Levar os próprios óculos rende mais. Os nossos já estão na mala pra próxima!
- Sapatilhas de neoprene: para San Andrés é mais do que recomendado. Se você for para a Ilha Saona, não esqueça de levar também. Lá também tem muitas conchinhas no local.
- Guia impresso: um bom livro é sempre um companheiro pra trip. Não se baseie somente nele, mas se você não leu o suficiente a tempo, vale!
Então, a mala pro Caribe pode variar dependendo do hotel que você escolher. Fizemos esse post baseado em nossas viagens anteriores. Mas se você tem dúvidas, pode mandar um comentário pra gente! Esperamos sua mensagem!