Bonito realmente faz jus ao nome. Tem águas transparentes, mil e um passeios, além de paisagens incríveis! Fomos pra lá em setembro do ano passado (#ficaadica para feriados prolongados). Então, começamos a semana com uma sugestão de roteiro de 5 dias em Bonito. Partiu?
1º Dia- Destino Bonito
Geralmente os voos são para Campo Grande, uma cidade que fica a aproximadamente 4 horas de ônibus de Bonito. Se você tem um horário de chegada à tarde, não marque nenhum passeio. Quando fomos, estava tão quente que um dos ônibus quebrou no caminho e chegamos só à noite no Zagaia Eco Resort (no próximo post vamos contar como conseguimos um resort mega barato, viu?).
A dica? Aproveite para descansar para o próximo dia porque muitos passeios ficam distantes da cidade (alguns são em cidade próximas a Bonito), ou seja, você vai gastar tempo no deslocamento.
2º Dia – Gruta do Lago Azul + Aquário Natural
Optamos por fazer dois passeios no mesmo dia: a Gruta do Lago Azul (apenas contemplação) e o Aquário Natural – Baía Bonita (flutuação). E foi nessa ordem mesmo porque evitamos de sair de corpo e de cabelo molhado de um passeio para o outro. Entre a Gruta e o Aquário, ainda conseguimos aproveitar e passear pelo centro de Bonito, praticamente só com lojas de recordação aberta no horário do meio dia.
Almoçamos no meio da tarde, depois da flutuação. Os dois passeios foram muito bons! No passeio do Aquário Natural ainda tem uma trilha pra avistar animais da região e também tirolesa!
3º Dia – Boca da Onça + Hotel
Fomos pra Bodoquena, uma região bem pertinho de Bonito e cheia de cachoeiras. Fizemos o passeio da Boca da Onça. Durou todo o dia! O bom? Tomamos banho em todas cachoeiras em que paramos, inclusive, na primeira fomos os únicos a entrar junto com o guia. Não é toda hora que a gente tá em Bonito, né?
O almoço foi no fim do passeio no próprio parque da Boca da Onça. Chegamos no final da tarde do hotel e aproveitamos a estrutura (pescaria, piscinas térmicas e etc). Muita gente pensa em marcar outros passeios com a Boca da Onça, mas realmente esse é um dos mais longos e, na nossa opinião, não vale arriscar. É trilha praticamente em todo o passeio.
4º Dia – Rio Sucuri + Boia Cross
Para o último dia de passeios, fizemos mais uma flutuação, principais atrações de Bonito devido à característica das águas (os rios são transparentes em função das rochas no solo). Escolhemos como segunda flutuação a do Rio Sucuri. Adoramos! Apesar de não ter chovido nos dias anteriores, acabou caindo uns pingos no meio da flutuação, muitas pessoas desistiram pelo frio, mas achamos bem tranquilo.
Para fechar a viagem, fizemos o boia cross (passeio que eu tava morrendo de medo)! Você vai em uma boia, passando pelas correntezas. Dá pra aproveitar e comprar fotos no final do passeio.
5º Dia – Retorno a Porto Alegre
Acordamos, tomamos um ótimo café da manhã e pegamos o transfer de Bonito para Campo Grande. Nesse dia, aproveitei para fotografar as araras do hotel, pois foi a única manhã que acordamos um pouco mais tarde do que os demais dias.
Opinião
Nossos 5 dias em Bonito foram incríveis. Conhecemos 5 atrações da região em apenas 3 dias completos por lá. Quem tem mais tempo, pode aproveitar para fazer também rafting, conhecer outras grutas e também os balneários da região. Há passeio de quadriciclo 4×4 que estava em nossos planos e que acontecia justamente no hotel que estávamos. Como não dá pra fazer tudo em função de grana, pensamos em passeios que dificilmente íamos encontrar em outros lugares e focamos nas flutuações. Fizemos todos pela Bonito Way.
Sobre a duração do roteiro, 5 dias em Bonito acaba sendo pouco para conhecer o tanto da região, mas é o ideal para os feriados prolongados deste ano. Pra quem quer fugir da cidade grande e curtir a natureza.