A dica de hoje é pra quem quer fugir das fábricas de chocolates e museus de Gramado pra respirar um pouquinho de ar fresco. Se não tiver como prolongar a viagem pra Cambará do Sul ou São Francisco de Paula, reserve pelo menos um turno pra conhecer o Ecoparque Sperry, uma alternativa pra quem gosta de natureza no meio de Gramado, ou melhor, no caminho. Bora lá?
Durante a vista, você pode conhecer 4 cachoeiras (todas diferentes)! Algumas delas contam com mirante pra quem não quer se aventurar pelos inúmeros degraus. A dificuldade das trilhas, de um modo geral é bem fácil. Como chegamos quase no final da tarde, não conseguimos aproveitar todos os pontos, mas em apenas uma hora já deu pra conseguir ver bastante. Se o seu roteiro é curto, do tipo bate e volta, dá uma espiada no resumão que fizemos abaixo.
Como funciona?
As trilhas do EcoParque Sperry são auto-guidas e são bem demarcadas. Em algumas subidas e descidas existem até degraus para facilitar a caminhada. Você vai se localizar fácil, fácil. Todo o caminho tem espécies diferentes de árvores (canela, ipê e etc) e que são identificáveis por placas.
O mesmo acontece com as cachoeiras. Desde o início há sinalização de quantos metros faltam. Começamos pela Cascata do Trombão, descemos alguns degraus e já começamos a ver algumas pequenas quedas. Também fomos na parte de cima da Usina e conhecemos de perto a do Poço (acesso mais fácil já a base)!
As trilhas são bem mais curtas, por exemplo, do que o Parque da Ferradura ou Parque das 8 Cachoeiras. Mas apenas uma hora, tempo em que ficamos e ainda em família, não foi suciente. O ideal mesmo é reservar um turno!
Quanto cobram?
O valor é de R$ 15 por adulto. Você paga na entrada e precisa devolver o voucher na saída. Eles não cobram o estacionamento. Quem já foi a outras atrações de Gramado, sabe que o valor cobrado é acessível. E pelo tempo que você pode ficar no lugar vale muito a pena!
Como funciona o serviço?
Além de estacionamento, o parque tem banheiro e conta com o restaurante BergaMotta no início de uma das trilhas (ainda vamos voltar pra conhecer!). Um dos pontos bacanas é que possui vários mirantes pra quem está em família. Como alguns do nosso grupo não quiseram descer e ir além nas trilhas, esse foi um ponto bacana!
O Ecoparque Sperry funciona de terça-feira a domingo das 9h às 17h. Pra curtir bastante e fazer todos as trilhas, o ideal é chegar cedinho. Nós fomos logo após o fondue, mas fica a dica: o ideal é conhecer em um turno. E se for antes do fondue, acho que até aumenta a fome, hein!
Gostou das dicas? Dá uma espiada em outros roteiros do tipo bate e volta no Mochilão de Ideias